Muitas companhias aéreas mudaram sua política de franquia de bagagem, tanto em voos nacionais quanto internacionais. Saiba se e quantas peças você pode despachar gratuitamente em viagens para o exterior.
A última mudança foi das companhias Lufthansa e Swiss, que diminuíram a franquia de duas malas de 32 kg para uma de 23 kg em voos para a Europa. A nova regra começou a valer para bilhetes emitidos a partir do dia 28 de fevereiro de 2019. Para passagens compradas antes disso, a antiga franquia é posta em prática.
Em voos do Brasil para a América do Sul, a franquia é de uma de 23 kg na classe Economy e de duas de 23 kg na classe Club Economy. Para viagens para e do Brasil até a Espanha ou Itália, inclui-se no bilhete uma peça de 23 kg na classe econômica. Já para os Estados Unidos, México e República Dominicana, inclui-se no bilhete duas peças de 23kg.
Os voos que tem como origem ou destino o Brasil poderão despachar duas peças de 23 kg cada na classe econômica e três peças de 32 kg cada na classe Premier.
Mantém a franquia de duas peças de 32 kg gratuitas para todos os voos com saída e destino no Brasil.
Nos voos para as Américas (exceto Havaí), Japão, Emirados Árabes Unidos, Cazaquistão, Austrália e Nova Zelândia, a franquia é de duas bagagens de 23 kg na classe econômica
Com viagens de ou para o Brasil, a franquia é de uma bagagem de 23kg para a classe Turística.
Para viagens de ida e volta cujo primeiro voo decola do Brasil, passageiros podem despachar, sem custo, duas malas de 23 kg na categoria Economy. Na primeira classe a franquia é três peças de 32 kg e, na executiva, duas de 32 kg.
Voos desde o Brasil têm franquia de duas peças de 23 kg em classe econômica e duas de 32 kg em classes econômica Premium ou Executiva. Já em voos com destino ao Brasil, os passageiros da classe econômica têm direito a uma mala de 23 kg, enquanto os da econômica Premium e Executiva têm duas malas de 23 kg e duas de 32 kg, respectivamente.
Fonte: Viagem e Turismo (https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/aereas-internacionais-mudam-politica-de-despacho-de-bagagens/)