A possibilidade de navegar pelos rios a bordo de barcos que oferecem conforto e opções de lazer tornam os cruzeiros fluviais ainda mais atrativos
Quando o assunto é cruzeiro, muitos pensam nas viagens no mar em grandes navios. Mas, existem outros tipos de cruzeiros, como os fluviais, realizados em rios. Além disso, os cruzeiros fluviais são menores e mais intimistas, sem deixar de lado a sensação de tranquilidade e conforto a bordo, navegando por eclusas e atracando em píeres.
Para os turistas que gostam de explorar as belezas e paisagens durante a viagem, alguns navios oferecem cabines externas com varandas, decks, grandes áreas envidraçadas que proporcionam uma visão panorâmica da paisagem e ambientes aconchegantes. Geralmente, os cruzeiros fluviais contam com bares, restaurantes e áreas de lazer e entretenimento a bordo. A viagem se assemelha com a estrutura de um resort, com diversas atrações que tornam a experiência mais agradável.
Nos rios, o balanço do barco praticamente não é notado, devido à estabilidade da embarcação e por não navegar em ondas, além do número reduzido de passageiros, em média 150 pessoas, quando comparado com os transatlânticos, que podem chegar a 3 mil pessoas embarcadas. Por isso, é possível aproveitar sem os imprevistos de um enjoo, por exemplo, todos os dias do roteiro. Outro ponto a favor é a possibilidade de conhecer novos lugares e visitar destinos que estão fora dos tradicionais roteiros de cruzeiros. Além disso, o tempo de parada é maior em relação aos marítimos e os passageiros podem explorar com mais tranquilidade as cidades onde o barco fica ancorado.
O atendimento personalizado também é um grande diferencial que faz com que os cruzeiros fluviais sejam mais intimistas. Os tripulantes conseguem ter um contato maior com os navegantes devido ao número reduzido de clientes que estão no navio, principalmente nos de luxo. Na Europa, algumas companhias como AmaWaterways e Uniworld oferecem roteiros sofisticados nos rios Danúbio, Douro, Nilo, Reno e Sena.
No Brasil, o Iberostar Grand Amazon leva os turistas para uma vivência all inclusive em plena selva amazônica, navegando nos rios Negro e Solimões, uma experiência exuberante no meio da floresta, com saídas durante o ano todo. É impossível não se encantar com as belezas naturais e paisagens da vegetação amazonense.
O roteiro mais tranquilo e intimista por rios europeus, asiáticos e americanos proporciona, também, a possibilidade de mergulhar na gastronomia com mais tempo. O cruzeiro pelo rio Danúbio, por exemplo, passa pela Hungria, Alemanha, República Tcheca, Áustria e Eslováquia, oportunidade para que os passageiros possam desfrutar em cada parada, um café em Budapeste, uma sopa com base de batatas e queijo de cabra na Eslováquia, apreciar queijos e vinhos refinados na Áustria, as exóticas cervejas tchecas e os salsichões alemães. Por isso, a experiência nos cruzeiros fluviais são mais intimidas e individualizadas.
Para quem já viajou em grandes cruzeiros oceânicos, vale a pena experimentar a sensação de navegar em rios nos cruzeiros fluviais que oferecem programas personalizados e intimistas, seja no Brasil ou no mundo. E aí, vamos embarcar nessa? Entre em contato com a gente! Nós podemos te ajudar na escolha e em todos os detalhes para que a sua viagem seja incrível a bordo do navio.