A arquitetura de suas construções, os mercados repletos de cores e aromas e a cultura do Marrocos encantam os turistas
Já falamos aqui no blog da De Gabriele o quão fantástico é o Marrocos, com toda a sua rica e histórica arquitetura, a exuberância do seu deserto, a sua deliciosa culinária e os seus mercados de tecidos e relíquias que impressionam.
O país está em alta no destino turístico e temos um pacote incrível que confere aqui um roteiro de oito noites no Marrocos.
Nossa diretora, Adriana Gabriele, teve a oportunidade de conhecer terras marroquinas e conta um pouco como foi esta experiência inesquecível. Bora viajar com a Adriana?
A nossa viagem começou por Casablanca, onde chegamos ao entardecer com um lindo visual. Casablanca é encantadora por si só! Por lá, visitamos a segunda maior mesquita do mundo: Hassan II. A sua construção parece avançar sobre as águas do Oceano Atlântico, uma maravilha!
Passeamos pela Medina, andamos pelos tradicionais mercados e provamos os deliciosos temperos marroquinos: programa perfeito para se ambientar e se sentir de verdade no Marrocos. Vale muito a pena conhecer a cidade que é título de um dos filmes românticos mais famosos de todos os tempos, com algumas cenas filmadas no Rick´s Café.
Depois de Casablanca, seguimos em direção a Atlas, onde passamos a noite com neve na cidade de Azrou. No dia seguinte, partimos em direção ao deserto na aldeia de Merzouga e voltamos por Ouarzazate, uma região árida, com pedras e formações rochosas. O nosso roteiro turístico passou também por um oásis com palmeiras carregadas de tâmaras, uma fruta super valiosa no deserto.
O nosso grupo visitou a cidade de Al-Rashidiya, onde muitas casas são construídas de barro, castelos de areia e terracota. A cor das casas predomina um laranja acastanhado. Tudo muito lindo!
Ao entardecer, um jipe nos levou para o Auberge Du Sud: um Castelo de Terracota no meio do nada, o início do deserto do Saara. Ali tivemos contato com a cultura berbere, que significa homens livres, um povoado considerado um dos mais antigos do continente africano. Logo depois, chegamos à terra dos beduínos, nômades que vagam pelo deserto, dormem em tendas e criam cabras e camelos.
Retornamos para Ouarzazate, que é uma parada obrigatória no caminho que separa Marrakech do deserto do Saara. Ela é situada ao sul do Marrocos, conhecida como a Porta do Deserto e como a “Hollywood da África”. Na cidade, há vários estúdios de cinema, entre os quais está um dos maiores do mundo, o Atlas Studios.
Visitamos também Ait-Ben-Haddou: uma cidade fortificada (ou alcácer) na região de Souss-Massa-Drâa, situada na antiga rota de caravanas entre o Saara e Marrakech. Considerada Patrimônio Mundial da Unesco, possui uma arquitetura típica berbere com um conjunto de construções em barro, madeira e palha, cercada por uma muralha. Em Ait-Bem-Haddou, foram rodados os filmes de Indiana Jones, Gladiador e Lawrence da Arábia.
A chegada a Marrakech foi fantástica! Com suas Medinas estreitas, a cidade traz uma mistura de muitas culturas regionais. Fizemos a pé o passeio pela cidade e visitamos a Mesquita Koutoubia, a mais importante de Marrakech e uma das maiores do Mundo Islâmico.
As Medinas de Marrakech possuem várias lojinhas que encantam os turistas com os seus produtos. Também visitamos um bazar imenso, o “Artesanias”, onde se vende de tudo um pouco, mas o artesanato marroquino foi o que mais chamou a nossa atenção.
Defino esta viagem incrível para este mundo desconhecido com uma palavra: D-E-S-L-U-M-B-R-A-N-T-E.